Diretor: Otto Guerra e Frank Coe
Produtor: Márcia Deretti
Argumento: Frank Coe
País de Origem: Brasil
Sinopse
Direção/Fotografia e Montagem: Murah Azevedo
TIBÁ em Tupi: "lugar onde muitas pessoas se encontram", em português: "Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura".
- 2006 - Chico/ Palmas (TO)- Cinedocumental/ Ipatinga (MG) - Percepções/ Muriaé (MG)- Ecocine/São Paulo (SP) - Festival Internacional Etnográfico/ Rio de Janeiro (RJ) - 5ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - 3º. Cine Esquema Novo/ Porto Alegre (RS).
- 2005 - V Festival de Cinema Pan Africano/ Salvador (BA) - 2º. Amazonas Film Festival/ Manaus (AM)- 1º. Rota 22, Araras/ Petrópolis (RJ) - 5º. Goiânia Mostra Curta/ Goiás (GO) - Mostra Curta Blu/ Blumenau (SC)- 1º. Cineport/ Cataguases (MG) - 2º. Festival Sul Americano/ Corumbá (MS) - CINE PE – Festival do Audiovisual – competitiva 2004 – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Curtas 2004 – Programa Brasil em Três Tempos e Programa Curta Petrobras 2Prêmios Conquistados- Prêmio Especial do Júri de Curta-Metragem do 2º. Amazonas Film Festival 2005.
Prêmios Conquistados
InDefeso
Direção: Henrique Ludgério, Thabata Pessanha
Pesquisa: Aline Barbosa, Filipe Cretton, Henrique Ludgério, Jhonatta Oliveira, Mria Inês Paes, Suzanna Gattay, Thabata Pessanha Pedro Rocha, Priscila Abreu, David Pasco.
Edição: Jhonatta Oliveira, Filipe Cretton.

A produção do curta “inDEFESO” começou em Julho de 2006 e terminou em Julho de 2007. Na produção do curta estavam envolvidos alunos do ensino médio e funcionários do CEFET Campos – UNED Macaé. Em média vinte pessoas. Sensibilização e mobilização da comunidade macaense; cobrança ao Poder Público de ações em prol de adequada aplicação dos royalties do petróleo, bem como da conservação ambiental (notadamente da Lagoa de Imboassíca e da população tradicional de pescadores do seu entorno). Uma apresentação na aula inaugural do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental (em 02 de agosto de 2007); Dezesseis apresentações no XI Congresso Brasileiro de Limnologia (25 à 28 de agosto de 2007).
Direção: Maria Inês Paes, Henrique Ludgério, Suzanna Gattay.
Roteiro: Henrique Ludgério, Suzanna Gattay.
País: BrasilAno: 2006Duração: 12min.Realização: NUPERN/CEFET Campos – Unidade Mac

A Lenda da Lagoa vermelha
Direção e argumento: Eutímio Carvalho
Roteiro: Eutímio Carvalho e Luiz Augusto
Produção: Eutímio Carvalho e Jorge Mello (JM)
Fotografia: Walter Freire
Elenco: Eutímio Carvalho, Jorge Baía, Arinaldo Silva, Ed Almeida, Terezinha Garcez, Edvaldo Sena, Manuel Messias, Hilda Rosa, Daniela Nascimento e Vanderley Júnior
Sinopse
O filme é baseado nas lembranças de infância do autor sobre as histórias de uma misteriosa lagoa, cujas águas avermelhadas engoliam as pessoas que ali se arriscassem a nadar

Festivais e Mostras
O filme foi selecionado para "V Arouca International Film Festival", que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro na cidade de Arouca em Portugal.
Premiações
- O curta-metragem "A Lenda da Lagoa Vermelha" acaba de ser premiado no V Arouca International Film Festival na cidade de Arouca em Portugal. O curta ficou com o "Prêmio do Público de 2º Melhor Filme do Festival".
Resgate Cultural
Gênero: Experimental
Diretor: Pajé Limpeza, Telephone Colorido
Elenco: Ariano Suassuna, La Ursa, Onésimo Jerônimo, Quéops Negão
Fotografia: Maria Pessoa
Roteiro: Ernesto Teodósio, Abel Alencar
Som Direto: Fernando Peres
Direção de Arte: Pajé Limpeza
Trilha original: Pajé Limpeza
Empresa produtora: Telephone Colorido
Montagem: Grilo e Karen Baroos
Ano: 2001
Duração: 20 min
Suporte Original: 16mm
País: Brasil
Sinopse
O escritor Ariano Suassuna é seqüestrado pelas Forças Rebeldes, que pedem um resgate cultural para libertá-lo.
Festivais e Mostras
- Araribóia Cine 2003- Mostra Curta Cinema 2001.
Engelho Prado
Diretor: Centro Josué de Castro, CTP, Telephone Colorido, Acampamento Chico Mendes 2
Gênero: Documentário
Produção: Telephone Colorido
Fotografia: Câmeras ninja
Roteiro: Telephone Colorido
Som Direto: Ninja/ Montagem: Telephone Colorido
Ano: 2003
Duração: 33 min
País: Brasil
Estado: Pernambuco
Sinopse
Trezentas famílias que ocupavam há 7 anos uma área improdutiva e abandonada a mais de 20, são sumariamente expulsas dessas terras pela associação do Grupo empresarial João Santos com segmentos do poder público local, estadual, federal e mundial.
Carroceiros
Direção/ Roteiro e Câmera: Alexandre Rathsan

Argumento: Jacques Demajorovc
Duração: 32’Co-produção: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Estado: São Paulo
Sinopse
O documentário apresenta o cotidiano dos catadores que percorrem as ruas de São Paulo. Os depoimentos e imagens revelam as contradições presentes no maior centro urbano do país, onde a coexistência de um lixo tão rico e uma produção tão miserável amplificam os desafios sócio-ambientais.
Festivais e Mostras
II Mostra de Vídeos Ambientais do Caparaó
Herança
Roteiro e Direção: Carolina Berger
Produção: Álvaro de Carvalho Neto
Argumento: Carolina Berger e Airton G. Berger Filho
Direção de Fotografia e Câmera: Pablo Escajedo
Montagem e Finalização: Paraná Emerson Pastre
Trilha Sonora: Pirisca Grecco
Desenho de Som e Mixagem: Cristiano Scherer
Músicos: Paulinho Gular (acordeon), Pirisca Grecco (violão)
Investigação: Carolina Berger
Produção: Millímmetros
Duração: 24’45’’
Estado e Local de Origem: Santa Maria (RS)
Sinopse

Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, onde predominam os grandes latifúndios e a economia é baseada na agropecuária, uma comunidade de pequenos agricultores luta para não perder mais um pedaço de suas terras. O campo herdado do visavô guarda uma história de resistência, onde a natureza é lembrança de que o homem não pode desistir de cuidar dela. Um lugar onde gerações há muito semeiam e colhem a própria sobrevivência.
Festivais e Mostras
Premiado como Melhor documentário na Competição Nacional do 6° Santa Maria Vídeo e Cinema (onde também recebeu vários prêmios, entre eles, Melhor curta-metragem) e também premiado como Melhor Documentário Independente Brasileiro do 15° Gramado Cine Vídeo, o documentário Herança, de Carolina Berger, que retrata o processo de arenização no Sudoeste do Rio Grande do Sul, é exibido internacionalmente.
O documentário começou sua trajetória com o prêmio de Melhor Idéia no NUFF Global – Climate Changes, um concurso mundial que financiou projetos com foco nas mudanças climáticas.
A primeira exibição internacional do filme foi numa das cidades mais polares do mundo, Tromso, no norte da Noruega onde aconteceu o festival NUFF – Nordic Youth Film Festival.
Recentemente, Herança foi selecionado para fazer parte do Catálogo do Docusur Market, fórum internacional de profissionais de documentário da África, América Latina e Ásia. O evento acontece dentro da programação do festival Docusur - festival internacional de documentário, de 10 a 17 de novembro em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha.
Em novembro de 2007 o curta-metragem foi exibido no Third Pole - Climate Film Festival, que acontece em Praga, República Checa.
Premiações
- Melhor Documentário – Categoria Vídeo Independente Brasileiro – 15° Gramado Cine Vídeo- Melhor documentário - Competição Nacional – 6° Santa Maria Vídeo e Cinema- Melhor vídeo, Melhor direção, melhor trilha sonora, melhor desenho de som e melhor fotografia - Competição Santa Maria e região - 6° Santa Maria Vídeo e Cinema- Premiado no concurso de idéias para curtas-metragens sobre mudanças climáticas NUFF GLOBAL – parceria NUFF – Festival Nórdico de Cinema Jovem, produtora Youth Culture House Tvibit e The Fundation Minor for Mayor Chalenges, Noruega.
Humano Mar
Direção: Juliana Loureiro
Edição: Igor Barradas e Igor Cabral
Fotografia: Márcio de Andrade
Still: Noélia Albuquerque
Trilha: Flávio Mendes e André Protásio
Duração: 52’
Ano: 2006
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Pescadores são inventivos, criam e readaptam as técnicas de pesca para capturarem o peixe, mostrando profundo conhecimento do mar baseado na experiência e no conhecimento da natureza. Algumas das artes de pesca mais importantes da Bacia de Campos estão retratadas em Humano Mar, revelando o cotidiano e os saberes dos trabalhadores do oceano.
Antes que a Casa Caia (Araruama)
Direção: Felipe de Oliveira, Henrique Formigão, Jaci Menezes, Sara Barroso, Suely carvalho
Still: Henrique Formigão

Pesquisa: Felipe de Oliveira e Henrique Formigão
Entrevistados: Manoel Avelino Gomes, Luís Cardoso de Almeida (Chixico), Helena Nunes Caldeira, Ivani de Almeida Nasal, Marly Cardeira de Almeida, José Macedo de Brito
Finalização: Josinaldo Medeiros, Rafael Costa
Duração: 13’ 37’’
Fotografia: Felipe de Oliveira, Sara Barroso
Som Direto: Jaci Menezes
Entrevistas: Suely Carvalho
Montagem: Igor Barradas
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Pedras que rolam... pedras que voam, poeira, explosões, assustadoras rachaduras. Já imaginou morar perto de uma pedreira?
Rio para não Chorar (Araruama)
Um filme de: Angelah Dantas, Débora Cardoso, Lucia Lopes, Artur Andrade, Rafaela Lima, Evandro Pivantti
Still: Débora Cardoso
Pesquisa: Lucia Lopes, Artur Andrade
Montagem: Rafael Costa
Duração: 11’03’’
Câmeras: Angelah Dantas e Rafaela Lima
Som Direto: Artur Andrade
Entrevistas: Lucia Lopes
Finalização: Josinaldo Medeiros
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Eram rios. Hoje “valões”. Sonhos de vida que terminam por causa do mau cheiro, doenças e alagamentos. Homem age, a natureza reage, trás de volta a sujeira que queremos esquecer. O filme mostra as transformações que o homem faz na natureza acabam alterando sua própria vida.
Roda Viva (Araruama)
Um filme de: A. Carneiro; Débora Cardoso, Maiara Carvalho; Pámela dos Santos; Sâmara Ferreira; Thamyres de Souza
Imagens adicionais: Sâmara Ferreira, Adriana Freitas
Som Direto: Pámela dos Santos e Thamyres de Souza
Entrevistados: Seu Tuninho; “Didi” Lafayete; Luz Carlos da Silva; Rafael Moeira Betazze; Édson; Antônio Oliveira dos Santos “Sasá”; Heleno Motta, Gumercindo das Silva, “Gugu”; Isaura Saraiva da Silva “Eletvina”; Antonio Conrado Filho; Luiz Carlos dos Santos; Cláudio, Geraldo
Finalização: Josinaldo Medeiros Duração: 13’16’’
Fotografia e Câmera: Maiara CarvalhoStill: Débora Cardoso
Montagem: Igor Barradas
Finalização: Josinaldo Medeiros
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Há poucos anos atrás, a Lagoa de Araruama era “viva” e importante geradora de riquezas. Contudo, a poluição excessiva, a construção civil desordenada e as ações irresponsáveis do homem fizeram a bela água escurecer, afastaram os peixes e os turistas e transformaram as salinas em grandes condomínios. Ainda existe esperança.
Um filme de: Lino Nader; Marilene Nader; Maycon Johnatan; Rodolfo Vianna
Som: Maycon Johnatan

Still: Juan Benero
Entrevistados: Cristiano Fernandes; Joseilson Ferreira (Veica); Adalci Sendra Cabral; Gilson Soares Vieira; Antonio Bezerra; Alaíde Bezerra; Joacir Luiz Vieira (Pé de Cinza); Jacira Soares Vieira
Operação final do Curta: Igor Barradas; Josinaldo Medeiros
Duração: 10’35’’
Câmera: Lino Nader, Rodolfo Vianna
Entrevistas e Imagens adicionais: Marilene Nader
Edição: Lino Nader, Marilene Nader, Maycon Johnatan, Rodolfo Vianna
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
O Filme pesquisa a invasão das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo. O duelo entre os direitos de preservação e moradia é o que está em jogo com ou sem juízo final. O que está acontecendo com a APA da Massambaba e as belíssimas paragens da praia do Forno?
Outras Praias (Arraial do Cabo)
Direção: Ariadne Gonçalves; Lorena Brites; Marcela Mainetti; Noemia Mendes e Sabriny Ferreira
Still: Sabrina Ferreira
Entrevistas: Lorena Brites
Entrevistados: Carlos Portugal de Oliveira; Amélia Oliveira; Rodrigo Carvalho Fontes; Marconde Silv

Duração: 8’45’’
Câmera: Ariadne Gonçalves, Noemia Mendes
Som: Marcela Mainetti
Edição: Rafael Costa
Finalização: Josinaldo Medeiros
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Turistas são atraídos pelas incríveis praias de Arraial do Cabo e movimentam o balneário em épocas de alta temporada. No entanto, o que acontece quando eles vão embora? O que existe na cidade além das praias?
Retrato (Arraial do Cabo)
Direção: Paulinho da Prainha
Still: Débora Carvalho
Entrevistas: Lorena Brites
Edição e Finalização: Josinaldo Medeiros
Duração: 5’21’’Câmera: Rodolfo ViannaSom Direto: Paulinho da Prainha
Protagonista: William Messias Bezerra
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Sem precisar de palavras, o filme mostra a vida simples que participa do projeto “Guardião Ecológico” e limpa a sujeira deixada na areia da Prainha, em Arraial do Cabo.
Pequenos Atos (Búzios)
Um filme de: Cristina Costa; Lorruama dos Santos; Jaciane Werneck; Renata Oliveira; Soraya Sadala, Telma Azevedo Still: Jaciane Werneck
Argumento: Cristina Costa; Lorruama dos Santos; Jaciane Werneck; Renata Oliveira; Soraya Sadala, Telma Azevedo

Entrevistados: Aníbal Fernando; Beto da Ferradura; Ceso Poeta, Clebia Chaves; Cosme; Élcio Custódio; Hernandes Almeida; Gabriel Gialluise e Monique Mureb
Duração: 10’Fotografia e Câmera: Soraya Sadala e Telma Azevedo
Som Direto: Lorruana dos Santos e Renata Oliveira
Entrevistas: Cristina Costa
Edição: Igor Barradas
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
“As coisas têm peso, massa e cor. Tamanho, tempo e forma. Posição, textura, duração, densidade, cheiro e valor. Consistência, profundidade, contorno”, mesmo quando estão no lixo. O que é Meio Ambiente? Em uma cidade que vive em função do turismo, o que aconteceria se a harmonia e a beleza natural não existissem?
Havia um Tempo (Búzios)
Um filme de: Bebeto Karolla; Débora Oliveira; Frabício Moraes; Felipe Lopes; Fernanda Rodrigues; Jaqueline dos Santos; Renata Oliveira; Samuel Rodrigues e Thaís de Souza Fernandes
Still: Fabrício Moraes
Produção: Samuel Rodrigues e Thaís de Souza Fernandes
Entrevistados: David Masser Amorim; Divaldo José Antônio; Dona Uia, Élson Moura; Gabriel Quir

Edição: Igor Barradas
Duração: 14’14’’
Fotografia e Câmera: Bebeto Karolla e Jaqueline dos Santos
Som Direto: Renata Oliveira e Samuel Rodrigues
Entrevistas: Felipe Lopes
Finalização: Josinaldo MedeirosEstado: Rio de Janeiro
Sinopse
Havia uma Búzios. Roda linda, folia de reis, assombrações, boitatás e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores, que deixou saudades. Embalados pelas antigas cantigas de trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva histórias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.
Geribabel (Búzios)
Um filme de: Efraim Feres; Karine Rocha; Lays Gahone; Marcos Swed; Macus David; Michelle Bernardino, Tamiris Amorim
Still: Karine Rocha
Produção: Marcus David
Edição: Rafael da Costa e Igor Cabral

Duração: 11’05’’
Câmera: Efraim Feres e Marcos Swed
Som Direto: Lays Gahone e Tamiris Amorim
Entrevistas: Michelle Bernardino
Finalização: Josinaldo Medeiros
Entrevistados: Chico Tatoo; Rodolpho Périssé; Ivo Faria de Oliveira; Lili da Aldeia; Bibiu; Nicole D’Alincourt; Nelsinho; Marcelo Pena; Ariomar de Oliveira e Jô de Búzios
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Geribabel, muitas línguas, muitas opções, conflito! Nativos, novos moradores, lado esquerdo, lado direito, Geribá! Paraíso ou inferno? Casas simples, mansões, quiosques, poluição. Denúncia, dinheiro e poder. Quais são os índios e caciques dessa aldeia? E Ravel ao pôr do sol.
A Ponte (Cabo Frio)
Direção: Patrícia koblischek; Alessandra Koblischek Rodrigues; Júlio Rodrigues; Penélope Charmosa; Natália Lima; Ranisson Diego Rodrigues

Still: Natália LimaMotorista: Leonardo Sune
Edição: Patrícia Koblischek; Alessandra Koblischek Rodrigues; Júlio Rodrigues; Penélope Charmosa, Natália Lima e Ranisson Diego Rodrigues
Entrevistas: Ana Paula; Roney Louvein; Márcia; Animal; Animalito; Tony; Cristiane; Maria Helena Sander; Maurício Lobato; Luciano Aranha e Beatriz Monteiro
Duração: 9’47’’
Som: Júlio Rodrigues e Ramisson Diego Rodrigues
Produção: Patrícia Koblischek
Assistente: Ana Paula Koblischek
Operação final do Curta: Igor Barradas
Finalização: Josinaldo Medeiros
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
A poucos quarteirões da paradisíaca Praia do Forte em Cabo Frio, existe uma realidade pouco conhecida para aqueles que visitam as belas paisagens da região. O investimentos dos royalties de petróleo infra-estrutura fez grandes melhorias na cidade, mas deixou de lado uma parte da população que sempre é esquecida.
Caminho do Mundo (Cabo Frio)
Direção: Paulo Mainhard e Thiago Manzo
Still: Maiana MuzitanoOperação final do curta: Igor Barradas
Entrevistas: Luana Lear
Roteiro: Ângelo Terra dos Santos; Luana Lear; Maina Muzitano; Paulo Mainhard; Rafel Viníci

Edição: Ângelo Terra dos Santos; Luana Lear; Maina Muzitano; Paulo Mainhard; Rafel Vinícius S. Chagas; Rodrigo Sena e Thiago Manzo
Entrevistados: Patrícia dos Santos; Maria dos Santos; Kelly Corêa; Marcos Vieira dos Santos; Mineirinho; Walmir Souza dos Santos; Rose dos Santos; Rogério de Oliveira; Arison Carlos Virgílio; Patrícia e Amanda; Carlos; Juca e Vicícius; Luisa Helena e Clarinete; Maria Teresa Lopes e Juarez Marques Lopes
Duração: 10’10’’
Direção de Fotografia e Câmera: Rafael Vinícius S. Chagas
Som: Ângelo Terra dos Santos
Finalização: Josinaldo MedeirosEstado: Rio de Janeiro
Sinopse
Com a chegada dos turistas na alta temporada e o crescimento econômico da região através dos royalties de petróleo o volume de lixo aumenta consideravelmente atraindo catadores de outros municípios que são expostos às piores condições de trabalho. O lixo é rico. O que fazer com ele? A construção de um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem seria a solução para todos os problemas? O que significa liberdade para você?
Insuficiência (Cabo Frio)
Direção: André Amaral; Eduardo Lima; Jorge Porto; Manoela Costa; Rafael Tanner e Sérgio Bello
Still: Sérgio Bello
Produção: Jorge Porto e Manoela Costa
Finalização: Josinaldo Medeiros
Duração: 10’02’’
Fotografia e Câmera: André Amaral e Eduardo Lima

Som: Jorge Porto e Rafael Tanner
Edição: Igor Barradas
Entrevistados: Alcir (Serjão); Alexandre Baiano; Antônio; Edson da Fonseca; Eduardo; Edwiges; Gilberto Alves; Gilson (Piolho); Jucelino Caringô; Marcela (Rádio); Osmar Alves e Seu Renatinho
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Insuficiência. Os pescadores artesanais sentem-se desvalorizados e excluídos. Não conseguem competir com o poder financeiro das indústrias pesqueiras e convivem com o desenvolvimento da atividade petrolífera sem serem contemplados com investimentos em infra-estrutura de apoio à sua atividade.
Maré Baixa (São Pedro da Aldeia)
Um filme de: Geralda Duarte Sampaio; Geovane Duarte; Gilberto Costa; Mário Márcio; Thayana e Vânia Moraes
Still: Luana
Imangens: Geralda Duarte Sampaio, Geovane Duarte; Mário Márcio e Vânia Moraes
Direção: Mário Márcio e Vânia Moraes
Finalização: Josinaldo Medeiros
Duração: 9’14’’
Grupo: Sudoeste Produções
Áudio: Gilberto Costa
Entrevistas: Thayana
Edição: Rafael da Costa
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária cega, que não leva em conta o equilíbrio ambiental está progressivamente destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama. Os pescadores de camarão e tainha precisam procurar outros meios de sobrevivência agora que essas espécies desapareceram.
Sal da Terra (São Pedro da Aldeia)
Um filme de: Bela Moraes; Mirian Villas Boas; Priscila Lopes; Tainá Silva; Tito Cristian e Vanessa Dias
Still: Bela Moraes

Produção: Tainá Silva e Priscila Lopes
Edição: Igor Barradas; Jocinaldo Medeiros e Rafael da Costa
Duração: 10’42’’
Imagens: Mirian Villas Boas e Vanessa Dias
Áudio: Tito Cristian
Finalização: Josinaldo Medeiros
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
O sal que constrói, o sol que destrói. O salineiro teimoso, assiste as salinas virando cidades. O barracão se decompondo, o cristal do sal pronto para ser tirado, mas já não tem mão-de-obra. A sabedoria de um solitário trabalhador iletrado, com seus pés lanhados, caminhando tristemente sobre a salmoura.
Cadena
Direção e Roteiro: Lílian Abelin
Assistente de Direção: Natasha Mruz
Direção de Produção: Luciane Amaral
Fotografia: Tainara Becker

Produção e Pesquisa: Daiani Ferrari, Francieli Rosa, Mariana Paniz, Patrícia Pires, Shanna werlang
Imagens: Paulo Sangói
Edição: Lílian Abelin, Marcos Borba
Finalização: Fernando Codevilla e Renato Ortiz
Realização: 8º semestre de Jornalismo Unifra
Sinopse
Qual a trajetória para a morte de um curso d’agua? E qual o caminho para a salvação? O Arroio Cadena drena 16 dos 25 bairros de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. As águas límpidas que banhavam Eliseu e os irmãos, são agora a doença da cidade.
É Verdade
Dir. e Roteiro: Hugo Paulo - Fotografia: Hugo Paulo, Rafael Veloso e Eduardo Vitert
Edição: Rafael Veloso
Trilha: Echoes, Pink Floyd
Estado: Rio de Janeiro - Rio das Ostras
Trupe Imaginária
Direção e Produção: Ale Gabeira e André Pamplona
Roteiro: Ale Gabeira
Direção de Fotografia: André Pamplona
Montagem: José Soares
Trilha Sonora: Seqüelândia
Still: Cristiano Werly e Carlos Chagas
Realização: Trupe Imaginária Produtora - Gênero: Documentário
Duração: 28’
Ano: 2007
Estado: Rio de Janeiro
Sinopse
Misto de acaso e alegria, Trupe Imaginária – O filme recria a realidade a partir do momento-movimento-inspiração de um sem número de artistas em um palco livre. O filme cria discurso a partir das diversas vozes, sons e gestos desses artistas. Ali esteve presente a arte de rua, do edifício, do escritório, da sala de aula, do Rio, do Brasil e de outros países. Gravado em duas edições do evento homônimo na Escadaria Selarón, Lapa – RJ, em outubro de 2006, Trupe Imaginária é um filme sobre arte, liberdade, comunhão. O registro de um movimento ou até a emanação dele em si.
Pirinop, meu primeiro contato
Direção: Mari Corrêa e Karané Ikpeng com a participação de Kumaré Ikpeng e Natuyu Ikpeng
Imagem: Karané Ikpeng e Mari Corrêa
Som Direto: Natuyu Ikpeng
Imagens Adicionais: Vincent Carelli, Kumaré Ikpeng e Natuyu Ikpeng
Montagem: Aurélie Ricard, Mari Corrêa e Karané Ikpeng
Textos: Karané Ikpeng e Mari Corrêa
Formato de Captação: HDV
Duração: 83’
Gênero: Documentário
Estado: Olinda - PE
Empresa produtora: Vídeo nas Aldeias
Sinopse
Em 1964, os índios Ikpeng têm o primeiro contato com o homem branco numa região próxima ao rio Xingu. Ameaçados em seu território por invasões de garimpeiros, são transferidos para o Parque Indígena do Xingu. Eles sofrem com o exílio de suas terras e hoje lutam para reconquistá-las. Num misto de tristeza e humor, os Ikpeng evocam lembranças daqueles momentos e interpretam episódios que os Brancos e suas câmeras não presenciaram, deslocando nosso olhar pra um enfoque, onde o Outro somos nós.
- Prêmio Único de la Categoria Indígenas no IV Encuentro Hispoamericano de Video Documental Independente: México. Março de 2006 (versão media metragem)
- Melhor Obra no VIII Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indígenas, México. Maio de 2006 (versão media metragem)
- Grande Prêmio Documentário Etnográfico no III Amazonas Film Festival, Brasil, novembro de 2006 (versão media metragem)
-Seleção Oficial International Documentary Film Festival Amsterdam, 2006, Amsterdam/Holanda (versão media metragem)
- The Horizons Prize of the 22nd International Documentary Film Festival Munich 2007 (versão longa-metragem)
- Premio GENTIL CRUZ-APORTE A LA DEFENSA DE LOS DERECHOS DE LOS PUEBLOS INDIGENAS no IX Festival Internacional de Cine de Derechos Humanos(Bolívia)
- Troféu Carmo Bernardes - Melhor Longa-Metragem, IX FICA-Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental(Goias)
Homanagem a Roland Henze
Durante a Mostra serão exibidos os filmes 'A Jangada', 'O Grito do Rio' e 'A Banda' do recém-falecido cineasta friburguense, morador de Rio das Ostras, Roland Henze
A Banda
Produção: RHPC
Duração: 9'
Suporte Original: 35mm
Sinopse:
Uma das cidadezinhas mais pitorescas do município de Valença - Conservatória, que até hoje preserva os traços do passado colonial, serviu de cenário natural para o filme, enquanto a banda local, que lá se apresenta todos os anos nos festejos de Santo Antonio, motivou o tema.
O Grito do Rio
Produção: RHPC
Duração: 12'
Suporte Original: 35mm
Sinopse:
Sujando a correnteza, impedindo a penetração dos raios solares e eliminando o oxigênio, o vinhoto – sub-produto da cana de açucar – será um agente letal. Dois mil pescadores à margem do rio São João (RJ), aguardam impotentes a morte no rio, em nome do falso desenvolvimento econômico.
A Jangada
Produção: RHPC
Duração: 11'
Suporte Original: 35mm
Sinopse:
O filme documenta talvez o que seja o último “jangadeiro filho de jangadeiro” e o seu enquadramento cultural, que deve morrer com ele.
Prêmios:
- Prêmio Humberto Mauro